A INICIAÇÃO ESPORTIVA DO ESPORTE CLUBE VITÓRIA BRASÍLIA CEAD VAI CHEGAR NA CIDADE ESTRUTURAL



Em reunião hoje 08/01 estiveram presentes o Presidente do Instituto Bom Samaritano e o Coordenador Geral do Esporte clube Vitória CEAD Marcelo Rodrigues com a Pauta de trazer um núcleo pra Cidade Estrutural. A especialização precoce é o termo utilizado para expressar o processo pelo qual crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade apropriada para tal. A partir da problemática exposta é que se propõe este estudo bibliográfico. A questão principal aqui discutida não é desfazer a importância do fenômeno esporte na vida da criança, mas questionar a forma como ele vem sendo pedagogicamente conduzido dentro da iniciação esportiva, desconsiderando a complexidade desse sistema.

A iniciação esportiva é o período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática de iniciação esportiva que contemple toda a complexidade humana, a entende como o período em que a criança inicia a prática regular e orientada de uma ou mais modalidades esportivas, e o objetivo imediato é dar continuidade ao seu desenvolvimento de forma integral, não implicando em competições regulares.

A especialização precoce é entendida como um processo que acontece quando crianças são introduzidas antes da fase pubertária a um treinamento planejado e organizado em longo prazo, e que se efetiva em um mínimo de três sessões semanais, com o objetivo do gradual aumento do rendimento, além, de participação periódica em competições esportivas.

Essa temática tem sido estudada há algum tempo. Alguns estudiosos criticam e outros defendem o programa de esportes organizados para crianças. Nos estudos e pesquisas  o Coordenador do Esporte Clube Vitória CEAD de Brasília/DF Marcelo Rodrigues, ele  afirma que a criança, em um ambiente competitivo precoce, confunde as regras com objetivos por causa do seu realismo e por seu egocentrismo. Defende ainda, que o esporte coletivo exerce fascínio nas crianças muito mais pelo prazer da atividade (vivência) e pela coletividade do que pela competição.

Contrapondo-se a esta idéia, procura inter-relacionar a pedagogia do esporte e o pensamento complexo com a iniciação esportiva. Marcelo Rodrigues também  considera que a pedagogia do esporte tradicional resume suas intervenções no campo da racionalidade, deixando à margem do processo dimensões humanas sensíveis, como afetividade, sociabilidade, moralidade, e que, do pensamento racional, resultam atitudes pedagógicas como supervalorização da competição, aprimoramento precoce das habilidades técnicas e táticas, composição precoce de equipes competitivas, entre outras.

A partir da problemática exposta, torna-se necessária a realização deste estudo bibliográfico, em virtude da complexidade do tema e, sobretudo, pela divergência de idéias e bases teóricas que o sustentam. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é “analisar o estado da arte da produção científica referente à temática iniciação esportiva e especialização precoce, demonstrando a necessidade de aproximação com a pedagogia do esporte e a complexidade”..

Essas ideias  inicialmente apresenta algumas definições de iniciação esportiva e especialização precoce. Em seguida relata as relações entre a complexidade e a iniciação esportiva, já que esta contempla várias unidades em um sistema dinâmico que está em constante movimento.

É importante deixar claro que o objetivo não é contrapor a importância do fenômeno esporte na vida da criança, mas questionar a forma como ele, pedagogicamente, vem sendo conduzido dentro da iniciação esportiva, sem considerar toda a complexidade desse sistema. O Esporte Clube Vitória CEAD unidade Brasília DF realiza seus treinamentos com Profissionais do Esporte em Ceilândia e em breve terão núcleos em todas Cidades Satélites do Distrito  Federal em especial a Cidade Estrutural junto ao Instituto Bom Samaritano na Pessoa do Presidente Joales Reis.


Presidente
Esporte Clube Vitória Salvador Bahia Brasil 
Paulo Carneiro 

Esporte clube Vitória CEAD
Presidente Allann Delon
 
Vice-Presidente 
George Ferreira 

Marcelinho Brasília 
Diretor Geral/Executivo/Coordenador Geral
Esporte Clube Vitória CEAD



Paulo Victor ex fluminense da seleção e Secretário executivo de futebol DF




Informações: Marcelo Rodrigues 61995403047

Share on Google Plus

About Lidera DF

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Postar um comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam, discórdia ou exclusivamente promocionais serão excluídos. Contestações, elogios e sugestões também podem ser encaminhadas pelo nosso email lideradf10@gmail.com