Esperança: 674 brasilienses começam o ano na fila de transplante



Apesar de o número de procedimentos no DF ter aumentado em 2019, a quantidade de pessoas na lista de espera também cresceu


A corrida contra o tempo para conseguir transplante de órgão no Distrito Federal aflige a vida de 674 brasilienses, que aguardam diariamente as atualizações na lista de espera para encontrar um doador compatível. Apesar de o número de procedimentos realizados na capital ter aumentado em 2019, a quantidade de pessoas ativas na fila também cresceu.
No ano passado, foram realizados 607 transplantes no DF, um aumento de 24,4% em relação a 2018, quando foram feitos 488. No entanto, nesse período, o número de pessoas que aguardam subiu de 605 para 607. Do total de procedimentos na fila, 24 são de coração, 11 de fígado, 379 de rim e 260 de córnea.
Moradora do Núcleo Bandeirante, a técnica em enfermagem Daniele Lucas Dias da Silva, 28 anos, espera por um transplante de fígado há um mês. Após exames de rotina, há três anos, Daniele descobriu que estava com uma doença crônica, chamada Colangite Esclerosante Primária (CEP). “É uma doença que não tem cura, mas eu sempre levei normalmente, porque tomo uma medicação que evita os sintomas”, relatou.
Com o remédio, Daniele passou meses sem sintomas. “Só que no ano passado, a medicação ficou em falta no Hospital de Base, onde eu pegava. Então, fiquei quatro meses sem tomar e tive uma complicação”, contou. Com a falta, o quadro da paciente foi afetado e a médica verificou a necessidade de transplante.
“Eu fiquei muito assustada. No começo, não quis muito aceitar, mas depois pensei que eu quero logo sair dessa situação e entrei na fila. Estou afastada do emprego há quase um ano e tranquei a faculdade de enfermagem. Tive que abrir mão de um monte de coisa por conta disso.”
 Renascimento
Assim como Francisco, a administradora Elaine Cristina, 43, também teve a vida salva pela cirurgia. Colocada como prioridade nacional por conta do grave estado de saúde e sem esperanças, ela pensava em voltar para casa para se despedir da família quando soube de uma doação compatível.
Share on Google Plus

About Lidera DF

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Postar um comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam, discórdia ou exclusivamente promocionais serão excluídos. Contestações, elogios e sugestões também podem ser encaminhadas pelo nosso email lideradf10@gmail.com