Futebol Raiz de Ceilândia: Amor incondicional ao Terrão


  Quando se pensa em Ceilândia , logo vem à mente um campinho de terra, onde o futebol tem regras próprias. Ali tem muito amor pelo futebol  raiz, que o esporte profissional de grama não tem espaço. Assim fala Marcelinho, porém, prova que o futebol de Ceilândia antigamente atraia milhares de pessoas para assistir uma final entre atlético 2 x Arsenal ou 26Fc x Apollo no campo de terra do que uma final entre Ceilândia x Ceilandense no Estádio Abadião,  nesse amor ao Futebol raiz de terra batida existem projetos que estão fazendo  a diferença em Ceilândia e nisso faram suas confraternizações:  Projeto   Segundinha da 8/10 dia 09/12 na Guariroba,   Galera do Terrão   1/3 Ceilândia Sul dia 07/12 e amigos do futebol da 24/26, dia 11/12, além da famosa Pelada será um dia de muita confraternização entre amigos. Passam os anos mas o amor ao Futebol  Terrão (raiz)  permanece informa Marcelinho: O futebol passa por um momento de desencanto.


  Vem sendo pensado quase que exclusivamente como um grande negócio  da indústria do entretenimento. E acho que o futebol vai muito além disso. É um campo onde os afetos estão dispertos, um lugar onde as paixões estão em jogo. Esse futebol desencantado passa pelo ideal de jogador como produto. Manifesta a desumanização até nos jargões. Só para dar um exemplo, o jogador reserva passou a ser peça de reposição. Para mim, peça de reposição está numa oficina de carro. Não sou um pessimista que acha que as coisas morreram. Acho que os afetos vão se renovando. A geração do meu filho vai criar uma outra relação afetuosa com esses campos de grama sintética, No meu caso, meu afeto pelo antigo campo de terra nunca  morrera. Mas não sei se a minha saudade maior será do terrão em que jogamos  ou é a saudade do que vivi  quando ia a uma final nos campos da terra na Ceilândia.
Marcelinho Brasília
Diretor do Vitória da Bahia em Brasília CEAD-DF
Ex- jogador Profissional
Prefeito comunitário da Guariroba




Share on Google Plus

About Lidera DF

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Postar um comentário

Política de comentários: Adoramos os comentários e agradecemos o tempo que os leitores gastam para compartilhar ideias e dar feedback. No entanto, todos os comentários são moderados manualmente e aqueles considerados spam, discórdia ou exclusivamente promocionais serão excluídos. Contestações, elogios e sugestões também podem ser encaminhadas pelo nosso email portallideradf10@gmail.com